Todas as filosofias e dietas alimentares são de grande importância para os seres humanos. Porém, nem todos os seres humanos se encaixam numa mesma dieta.

Todas as filosofias e dietas alimentares são de grande importância para os seres humanos.
Porém, nem todos os seres humanos se encaixam numa mesma dieta.
Por isso, é sempre bom saber um pouquinho mais. Então vamos lá!
“VEGANISMO é uma filosofia e um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.
Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados em parte ou totalmente de animais”.
(livre tradução de “The Vegan Society”, grupo que criou o termo “Veganismo”, fundado em 1944 no Reino Unido).
”VEGETARIANISMO ou VEGETARISMO é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos.
A forma mais popular de vegetarianismo é o OVOLACTOVEGETARIANISMO, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o LACTOVEGETARIANISMO, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo. Mas, são consumidos leite e seus derivados.
Outra forma de dieta vegetariana é o VEGETARIANISMO ESTRITO: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel.
O vegetarianismo estrito é frequentemente confundido com o veganismo”.
“A ALIMENTAÇÃO VIVA OU CRUDIVORISMO é uma doutrina alimentar em que os alimentos consumidos são de origem agrícola, não alterando sua forma natural, são ingeridos crus, defendendo a política nutricional de que cozer e/ou fritar afetaria negativamente a capacidade nutritiva do alimento. Assim, desencoraja o consumo de qualquer alimento aquecido acima de 42º – 50º Celsius, pois, quando esquentados acima dessa temperatura, destroem as enzimas dos alimentos que ajudam na digestão.”
Crudívoros não são necessariamente veganos ou vegetarianos, podendo consumir alimentos de origem animal. Também costumam comer pequenas quantidades de sal em alimentos fermentados ou sais de melhor qualidade, além de óleos prensados a frio como o azeite de oliva.
Diferentemente dos frugívoros, que comem apenas frutas e folhas e não utilizam condimentos.
“FRUGIVORISMO é uma doutrina alimentar em que se ingerem apenas frutas, verduras, legumes. Sendo em estado cru ou cozido e industrializado. Excluindo quaisquer cereais e produtos animais.”
Diferente do Frutarianismo, onde se ingere exclusivamente frutas cruas e em estado maduro, com o sabor e nutrientes em seu auge.
“FRUTARIANISMO é um sistema de nutrição e um estilo de vida. A dieta frutariana consiste apenas em frutas e sementes cruas.”
“MACROBIÓTICA não é exclusivamente uma dieta, um regime, mas sim um estilo de vida, baseada na filosofia chinesa Yin e Yang; segundo a qual existem na natureza duas forças opostas que se complementam: yin (força feminina) e yang (força masculina). Os discípulos da macrobiótica acreditam que a saúde e a harmonia do corpo e do espírito dependem do equilíbrio entre estas duas forças.
A origem da palavra é grega, “macro” = grande e “bio” = vida e não significa apenas “grande vida”, mas, também a capacidade de viver uma vida de forma grandiosa e magnífica.
Tem como princípios um estilo de vida em harmonia com a natureza e uma alimentação simples, equilibrada e balanceada. Com o objetivo de ajudar a desenvolver o potencial humano, ao seguir as leis da natureza de um ponto de vista biológico (através da alimentação), ecológico (fazendo escolhas diárias que contribuem para uma melhor qualidade de vida ambiental), social e espiritual (tratando os outros com amor e compaixão e assumindo a responsabilidade como um pequeno elo numa vasta cadeia de seres e fenômenos).
O estilo de vida macrobiótico preconiza a plena vida, implementando o velho ditado “alma sã em corpo são”.
A Macrobiótica considera-se que o alimento principal para os seres humanos são os cereais integrais, comidos cozidos, assados, tostados, germinados, enfim, em inúmeras formas de preparo e apresentação. Como complementos aos cereais integrais, na dieta macrobiótica, são consumidos legumes e verduras frescas.
Embora no regime macrobiótico não existam alimentos proibidos, o consumo de carnes, ovos, laticínios, açúcar, vegetais e frutos tropicais, café, chá preto, alimentos refinados e sujeitos a transformações químicas é desaconselhado.
“Somos literalmente o que comemos, os alimentos criam o nosso sangue que vai nutrir as células, os órgãos, o cérebro. Sem alimentos a vida não é possível”.
“Quando cozinhamos e mastigamos bem os alimentos, conseguimos quebrar melhor a parede celular dos vegetais e assim assimilar melhor os nutrientes”.
FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia/
veganismo.org.br/
vegetarianismo.com.br/
centrovegetariano.org/
belagil.com/blog/
macroexotic.com/o-que-e-a-macrobiotica/
lifestyle.sapo.pt/…/peso-e…/artigos/alimentacao-macrobiotica

Ana Paula Martins

Ana Paula Martins é fisioterapeuta, acupunturista, coach de transformação consciente e escritora. Entusiasta da alimentação saudável e funcional, buscando constantemente saúde plena em todas as áreas da vida. "Ajudo pessoas a terem CONSCIÊNCIA que, uma VIDA mais SAUDÁVEL, FELIZ e PRÓSPERA só depende de QUERER, pelo equilíbrio entre corpo e mente LIVRES de paradigmas limitantes, alimentos e medicamentos industrializados."

3 thoughts to “Todas as filosofias e dietas alimentares são de grande importância para os seres humanos. Porém, nem todos os seres humanos se encaixam numa mesma dieta.”

    1. Oiê Vera! Fico muito feliz que tenha gostado do artigo! Sinceramente espero que lhe seja útil! E aguardo seus comentários em outros posts para saber se estou auxiliando de forma produtiva para sua saúde e para sua vida! Conte comigo no que precisar, espero poder ajudar sempre que possível!
      Gratidão!!!
      E mil beijos em seu coração! Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *